segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Perfume imunológico para atrair parceiros?

Parece que a ideia de que, para uma relação funcionar, “tem que rolar uma química” tem um inesperado fundo de verdade.
Em um estudo recente, cientistas demonstraram que as mulheres dão preferência a perfumes que tenham uma essência semelhante aos seus complexos de histocompatibilidade, como se quisessem inconscientemente fazer propaganda de seus sistemas imunológicos.

Perfumes e sistemas imunológicos
Os complexos de histocompatibilidade principais, ou MHC na sigla em inglês, são como impressões digitais químicas que permitem que o sistema imunológico detecte quando uma célula é do próprio corpo ou é um elemento estranho.
Eles parecem ser levados em conta, mesmo que inconscientemente, na hora de escolher um parceiro, porque a incompatibilidade de sistemas imunológicos pode levar a filhos com baixa resistência a infecções ou então doenças autoimunes.
Outras pistas do papel do MHC já surgiram em outras pesquisas, como a que descobriu que mulheres preferiam camisetas suadas de homens que tinham MHCs não muito diferentes nem muito semelhantes aos delas. Outro trabalho também demonstrou que os genes do MHC guiam a escolha do perfume preferido.
Outras coincidências estranhas também intrigavam os cientistas, como o fato de que todas as populações usam perfume desde que foi inventada a escrita, e os ingredientes dos perfumes são bastante semelhantes mesmo em culturas diferentes.
Seu perfume, seu sistema imunológico
Talvez as pessoas estivessem usando inconscientemente o perfume para espalhar informações sobre seu sistema imunológico a possíveis parceiros.
Para verificar isto, os cientistas pediram para 22 mulheres aplicarem quatro versões diferentes de um perfume na axila em duas noites diferentes.
Embora o odor detectado conscientemente dos perfumes fosse idêntico, cada um continha uma versão diferente de moléculas de MHC.
O teste mostrou que mulheres que não fumavam e não estavam com gripe tendiam a escolher as misturas que tinham odor semelhante ao do seu próprio sistema imunológico.
Com esta descoberta, os cientistas dizem que um novo mercado de produtos químicos científicos que tenham o “odor” do sistema imunológico das pessoas pode substituir o uso de produtos como o âmbar, produzido de restos de baleias, ou o almíscar, retirado de secreções de glândulas de veados – produtos proibidos em países da Europa por provocarem reações alérgicas. [LiveScience]

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O polêmico John Galliano


Nascido Juan Carlos Antonio Galliano Guillén, filho de pai gibraltino e de mãe espanhola, John Galliano e sua família mudaram para em Londres 1966. Em 1984, graduou-se em design de moda na prestigiada St. Martins College of Art & Design em Londres, onde foi escolhido como sendo o melhor aluno do seu ano.
John Galliano foi o primeiro britânico a assumir o controle criativo de uma casa de moda francesa. Em 1995, foi escolhido por Bernard Arnault, proprietário da LVMH, para ser o novo diretor criativo da Givenchy. Passado dois anos, Bernard Arnault pediu para que ele levasse sua excentricidade inglesa para a Christian Dior S.A., que na altura encontrava-se em decadência. Galliano também mantém a sua própria marca, com o seu nome.
Em 25 de fevereiro de 2011, a casa Dior anunciou que havia suspendido Galliano na sequência de uma detenção por uma alegada agressão antissemita num bar de Paris. Três dias depois, o tablóide britânico The Sun publicou um vídeo em seu website mostrando Galliano em outro incidente no mesmo bar, proferindo insultos antissemitas a um grupo de mulheres italianas.Em consequência deste incidente, a 1 de março de 2011 a casa Dior anunciou que John Galliano teria sido suspenso da marca.

John Galliano é agora o novo diretor criativo da Maison Martin Margiela, para a qual fará todas as coleções, tanto de Alta-costura quanto de prêt-à-porter. Seu primeiro desfile está previsto para janeiro de 2015. John Galliano "é um dos maiores talentos indiscutíveis de todos os tempos", disse Renzo Rosso, presidente do grupo OTB, proprietário da Martin Margiela e de outras marcas como Diesel e Marni.

Conheça um dos perfumes deliciosos e mais vendidos  Parlez-Moi d´Amour  da marca própria desse talentoso e polêmico britânico, e descubra mais um motivo para as grandes grifes enxergarem seus talentos acima de seus defeitos.