segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Origem do Perfume

O perfume se originou no Egito por volta de 2.000 A.C. com a necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos por maior tempo. Ele era usado, principalmente, por faraós e alguns membros da corte. A origem do perfume também teve influência na Índia, onde foi aperfeiçoado pelos persas e romanos.


A palavra perfume deriva do latim “per fumum” = através da fumaça.

Quanto mais se espalhava o costume de usar perfume, mais fragrâncias e técnicas de produção eram criadas.

O médico Muslim e o químico Avicenna (também conhecido como Ibn Sina), ambos persas, deram início ao processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até quanto descobriram os perfumes líquidos, feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam em uma mistura mais forte. A água de rosas era mais delicada, e rapidamente se tornou popular. 

Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.
A Espanha deu início ao costume em toda a Europa durante o Renascimento. E na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário