Não é exagero dizer que criar um perfume é uma arte. E grande parte da importância dessa arte está em suas notas.
Podemos comparar as notas de um perfume à um livro, por exemplo. Ambos possuem começo, meio e fim. O começo desperta o interesse, chama atenção. O meio é o conteúdo, a base, a expressão. E o fim é o toque final, a conclusão, o que deixa o rastro, o que fica na memória.
Eis a definição das notas dos perfumes:
Notas de Saída (Cabeça)
São as notas mais leves, responsáveis pela impressão inicial, para despertar o interesse, aquelas que "escapam" do frasco.
Compostas de ingredientes que evaporam rapidamente, vão direto ao nariz. São notas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Evaporam mais devagar. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
Notas de Fundo (Base)
Garante a fixação de um perfume. São as responsáveis pelo cheiro que se difunde na pele. Esses ingredientes evaporam lentamente e são os últimos a serem percebidos. São os que permanecem por mais tempo. Composições densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário