sábado, 20 de setembro de 2014

A busca de substitutos do sândalo

Sândalo - um dos aromas muito utilizado em perfumaria, que até hoje, empresas buscam chegar a perfeição da reprodução  sintética.

A árvore do sândalo (Santalum album) é originário da Índia e outras partes da Ásia e, atualmente  plantada em outros lugares do mundo, em especial na América.

Na Índia, o sândalo é uma árvore sagrada, e o governo a tem declarado como propriedade nacional para preservá-la da depredação à qual tem sido exposta. Só é permitido o seu corte quando o exemplar possuir mais de trinta anos, momento em que naturalmente começa a morrer.
Entre as notas sintéticas de sândalo,o Polysantol, antiga patente da Firmenich, é bastante popular graças a sua intensa difusão e realista replicação. Também conhecido como santol pentenol devido a sua estrutura, entra em muitas composições de fragrâncias devido ao seu calor em parte herbal, em parte envelhecido. O Beta santalol ou tecnicamente o (-)-(1'S,2'R,4'R)-(Z)-beta-santalol é também uma típica nota de sândalo idêntica à natural.
Levosandol da Takasago apresenta uma mais intensa e austera nota de cedro dentro da típica cremosidade da nota de sândalo.
Javanol, Ebanol, Sandela, Santaliff (o sândalo de Mysore da IFF), e Santalore são extremamente poderosos e fiéis dentro dos sintéticos de sândalo.
Ebanol [(1S,2'S,3'R)-Ebanol], uma patente da Givaudan, é reconhecido por sua potência. A Symrise propõe seu Fleursandol que tem uma nota de sândalo muito forte e animálica com elementos florais na superfície.

Entre outras pesquisas e avanços, a busca de substitutos do sândalo continua, com várias patentes de empresas japonesas a caminho, e só vai acelerar nos próximos anos apesar das fazendas de sândalo eticamente sustentáveis na Austrália (afinal, é apenas uma fazenda).   [Elena Vosnaki]


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Saiba quem é Kenzo Takada


Kenzo
Empresa fundada pelo estilista de moda japonês Kenzo Takada.
Nascido em1939, se estabeleceu em Paris  em 1964  e seu sucesso começou em 1970, neste ano, ele apresentou sua primeira exposição na Galeria Vivienne.
Desde 1993, a marca Kenzo é de propriedade da empresa francesa de artigos de luxo LVMH.
Kenzo Takada anunciou sua aposentadoria em 1999, deixando seus auxiliares no comando de sua grife.

O perfume Flower by Kenzo, foi lançado em 2000, desde então se tornou uma fragrância emblemática para a marca Kenzo Parfums,  ganhou vários prêmios.

Criado pelo perfumista espanhol Alberto Morillas (Sevilla,1950) criador de mais de 250 fragrâncias  dentre elas ; CK One de Calvin Klein e teve parcerias com as empresas Yves Saint Laurent, Thierry Mugler, Kenzo, Carolina Herrera, Ralph Lauren, The Estee Lauder Companies, Giorgio Armani, Givenchy, Bulgari, Van Cleef & Arpels e Lanvi.

A Adega do Perfume ind. e com. esta sorteando um de nossos perfumes contratipo do Flower by kenzo de 100ml em nosso facebook , participe!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Quantos aromas podemos distinguir?

Um grupo de pesquisadores da Universidade Rockefeller (EUA) procurou descobrir rigorosamente qual o verdadeiro número de aromas que somos capazes de sentir  e a resposta é algo na ordem de um trilhão de diferentes cheiros.

Os pesquisadores tinham um palpite de que o número real era muito maior do que 10.000, porque foi documentado que os humanos têm mais de 400 receptores de cheiros diferentes, que trabalham em conjunto. Para efeito de comparação, os três receptores de luz no olho humano nos permitem ver um número estimado de 10 milhões de cores.

Observando que a grande maioria dos perfumes do mundo real são resultado de muitas moléculas misturadas entre si, o cheiro de uma rosa, por exemplo, é o resultado de 275 moléculas únicas combinadas,  então, os cientistas desenvolveram um método para testar seu palpite.

Eles trabalharam com um conjunto diversificado de 128 diferentes moléculas que atuam como odores, misturando-as em combinações únicas, de forma que produzissem cheiros estranhos.
os pesquisadores puderam, teoricamente, produzir trilhões de diferentes aromas para testar os participantes.

Os cientistas pediram que eles determinassem qual de três frascos (dois com substâncias idênticas), continha uma mistura diferente. Cada participante foi exposto a cerca de 500 diferentes combinações odorantes, ou seja, alguns milhares de aromas.

Os participantes foram capazes de distinguir entre pelo menos um trilhão de diferentes combinações de perfume.
De acordo com os pesquisadores, o número real é provavelmente muito maior, por causa das muitas mais moléculas que existem no mundo real. Nada mal, hein? [SmithsonianMag]