quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Quantos aromas podemos distinguir?

Um grupo de pesquisadores da Universidade Rockefeller (EUA) procurou descobrir rigorosamente qual o verdadeiro número de aromas que somos capazes de sentir  e a resposta é algo na ordem de um trilhão de diferentes cheiros.

Os pesquisadores tinham um palpite de que o número real era muito maior do que 10.000, porque foi documentado que os humanos têm mais de 400 receptores de cheiros diferentes, que trabalham em conjunto. Para efeito de comparação, os três receptores de luz no olho humano nos permitem ver um número estimado de 10 milhões de cores.

Observando que a grande maioria dos perfumes do mundo real são resultado de muitas moléculas misturadas entre si, o cheiro de uma rosa, por exemplo, é o resultado de 275 moléculas únicas combinadas,  então, os cientistas desenvolveram um método para testar seu palpite.

Eles trabalharam com um conjunto diversificado de 128 diferentes moléculas que atuam como odores, misturando-as em combinações únicas, de forma que produzissem cheiros estranhos.
os pesquisadores puderam, teoricamente, produzir trilhões de diferentes aromas para testar os participantes.

Os cientistas pediram que eles determinassem qual de três frascos (dois com substâncias idênticas), continha uma mistura diferente. Cada participante foi exposto a cerca de 500 diferentes combinações odorantes, ou seja, alguns milhares de aromas.

Os participantes foram capazes de distinguir entre pelo menos um trilhão de diferentes combinações de perfume.
De acordo com os pesquisadores, o número real é provavelmente muito maior, por causa das muitas mais moléculas que existem no mundo real. Nada mal, hein? [SmithsonianMag]








Um comentário: